Fórmula 1

Valtteri Bottas na ‘pole position’ para o Grande Prémio da China

Valtteri Bottas confirmou na derradeira qualificação do Grande Prémio da China de Fórmula 1 aquilo que tinha feito na primeira, garantindo a ‘pole position’ diante do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton.

O finlandês da Mercedes, que já nos treinos livres de sexta-feira se tinha mostrado o mais rápido no Circuito de Xangai, voltou a impressionar face a toda a concorrência ao conseguir uma volta em 1m31,563s, batendo Hamilton por 23 milésimas de segundo.

Se o Campeão do Mundo ainda dado um ar da sua graça na segunda qualificação e deixado algum suspense para a derradeira sessão, o facto é que nas duas tentativas Bottas foi mais forte que Hamilton quando se decidia a ‘pole’.

Do lado da Ferrari os seus pilotos fizeram apenas o suficiente para largarem da segunda linha da grelha para a corrida de amanhã, com Sebastian Vettel a ‘arrancar’ a terceira posição do ‘grid’ a Charles Leclerc na sua última tentativa e somente por 17 milésimas.

Max Verstappen irá partir de quinto, depois de ter falhado o início da sua derradeira volta lançada, ficando retido atrás de um grupo de carros. Isso apenas lhe permitiu ficar à frente do seu companheiro de equipa na Red Bull, Pierre Gasly, que foi oito décimas mais lento do que o holandês,

Os melhores dos ‘outros’ foram desta feita os Renault, com Daniel Ricciardo a garantir a sétima posição do ‘grid’ ao ser quatro milésimas mais rápido do que o seu companheiro de equipa Nico Hulkenberg na sua derradeira tentativa.

Devido ao tráfego nenhum dos pilotos da Haas logrou realizar um tempo embora Kevin Magnussen e Romain Grosjean tenham atingido a Q3, coisa que desta feita nem Sergio Perez, Kimi Raikkonen ou Daniil Kvyat conseguiram, muito menos os dois pilotos da McLaren, Carlos Sainz Jr e Lando Norris, ficando-se todos pela segunda qualificação.

Alex Albon nem sequer tomou parte nas qualificações, depois de protagonizar um violento despiste no terceiro treino livre, quando perdeu o controlo do seu Toro Rosso à saída da última curva do Circuito de Xangai.

Resultado da qualificação
1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m31,547s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m31,570s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m31,848s
4º Charles Leclerc (Ferrari) 1m31,865s
5º Max Verstapen (Red Bull) 1m32,089s
6º Pierre Gasly (Red Bull) 1m32,930s
7º Daniel Ricciardo (Renault) 1m32,958s
8º Nico Hulkenberg (Renault) 1m32,962s
9º Kevin Magnussen (Haas) sem tempo
10º Romain Grosjean (Haas) sem tempo

Em destaque

Subir