Fórmula 1

Valtteri Bottas garante terceira ‘pole position’ consecutiva

Uma volta ao Circuito de Catalunha Barcelona em 1m15,406s – um novo recorde – deu a Valtteri Bottas a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1.

Para o finlandês da Mercedes foi a terceira ‘pole’ consecutiva, e é uma clara demonstração de que este ano está determinando a lutar pelo título como nunca antes.

O maior adversário de Bottas foi, como se esperava, o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, mas o britânico apenas lhe conseguiu fazer frente na segunda sessão de qualificação, quando bateu o recorde de volta ao realizar 1m16,038s. Marca que seria batida na Q2 pelo finlandês na primeira tentativa.

Para isto muito contribuíram dois erros do Campeão do Mundo na sua primeira volta lançada na derradeira sessão de qualificação, que o deixaram a seis décimas da extraordinária volta realizada por Bottas.

Tanto os dois pilotos da Mercedes, como Sebastian Vettel, que garantiu a terceira posição da grelha de partida, não conseguiram melhorar os seus tempos na derradeira tentativa, tal como Max Verstappen, que bem cedo conseguiu intrometer o melhor dos Red Bull entre os dois pilotos da Ferrari.

Embora nas duas primeiras sessões tenha feito ‘jogo’ igual em relação a Vettel, na última qualificação Charles Leclerc ficou bem abaixo das expetativas, o que se traduziu na obtenção do quinto tempo e a partilha da segunda linha da grelha de partida com Pierre Gasly, no segundo Red Bull.

Desta vez o melhor dos ‘outros’ foi Romain Grosjean, que superou por 11 milésimas o seu companheiro de equipa na Haas, Kevin Magnussen. Daniil Kvyat foi o único homem da Toro Rosso a chegar à Q3 e aproveitou bem a oportunidade, ao ficar à frente do único piloto da Renault a passar à derradeira sessão de qualificação, Daniel Ricciardo.

Já a McLaren não conseguiu colocar nenhum dos seus pilotos da terceira qualificados, depois de Carlos Sainz Jr e Lando Norris terem sido eliminados na Q2, o mesmo sucedendo com Kimi Raikkonen na Alfa Romeo.

Resultado da qualificação
1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m15,406s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m16,040s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m16,272s
4º Max Verstappen (Red Bull) 1m16,357s
5º Charles Leclerc (Ferrari) 1m16,588s
6º Pierre Gasly (Red Bull) 1m16,708s
7º Romain Grosjean (Haas) 1m16,9111s
8º Kevin Magnussen (Haas) 1m16,922s
9º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m17,573s
10º Daniel Ricciardo (Renault) 1m18,106s

Em destaque

Subir