Fórmula 1

Valtteri Bottas com “um bom começo de época”

Depois da sua segunda vitória da época, que o ‘devolveu’ à liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, Valtteri Bottas diz que “é um bom começo de época”, mas avisa que “o campeonato é longo”.

O finlandês sublinha que o seu Mercedes W10 melhorou no decorrer da qualificação, onde a temperatura foi baixando. Depois Bottas provou que a Mercedes ainda tem o melhor conjunto ao conseguir a ‘pole position’ – a sua segunda consecutiva depois da que obteve na China – e que sempre esperou ‘vingar-se’ da desilusão que sofreu no Grande Prémio do Azerbaijão em 2018.

Antes da prova o titular do monolugar # 77 estava ansioso pela prova, e depois provou mesmo que estava em Baku para vencer ao resistir a Lewis Hamilton quando este o tentou ultrapassar por fora nas duas primeiras curvas do traçado urbano das margens do Cáspio.

“Honestamente pude fazer um trabalho melhor na partida. Penso que fui um pouco prudente. Não queria deixar as rodas patinar e por isso fui demasiado suave a colocar a potência no chão, sem deixar o carro ir abaixo. Mas Lewis fez uma boa partida e foi por isso que conseguiu estar no interior (das curvas)”, explica o Bottas.

O finlandês diz mesmo: “Estivemos lado a lado na curva 1. Por isso mantive a velocidade no exterior, tal como na curva 2, deixando-lhe espaço suficiente. Foi simpático e houve ‘fair-play’ e fiquei radiante por ter conseguido conservar a primeira posição”.

Sem um furo para lhe ‘roubar’ o triunfo como sucedeu no ano passado, Valtteri ‘voou’ para a vitória nunca deixando de ter controlo da corrida e sobre a distância que o separava do seu companheiro de equipa. Mesmo após a situação de bandeiras amarelas virtuais.

“Não queria que ele estivesse na zona de DRS. Lewis estava bom no setor 2 em algumas voltas e conseguia aproximar-se. Neste circuito, mesmo se estamos 1,2s ou 1,3s atrás na curva 16 consegue-se ganhar tempo antes da deteção do DRS”, lembra Bottas.

Agora o líder do campeonato aborda o regresso à Europa Ocidental com maior confiança: “É um bom começo de época para mim, mas o campeonato é longo. Dou-me conta disso. Mas estou confiante com o nível de performance da equipa. É incrível para mim”.

O compatriota e ex-campeão do Mundo Mikka Hakkinen diz que o desempenho de Valtteri Bottas no Azerbaijão foi um dos melhores que já lhe viu: “A partir da primeira volta ele controlou completamente a corrida. Poucas voltas antes do fim o engenheiro de corrida disse a Lewis que ele podia andar a fundo, mas mesmo reduzindo a diferença, mas Valtteri responder. Era sua corrida e ninguém lha ia roubar”.

Em destaque

Subir