Fórmula 1

Valtteri Bottas bate Lewis Hamilton pela ‘pole’ no Abu Dhabi

Valtteri Bottas contrariou o favoritismo de Lewis Hamilton na qualificação para o Grande Prémio do Abu Dhabi de Fórmula 1, o último da temporada, que domingo se disputa no Circuito de Yas Marina. O Campeão do Mundo tinha dominado as duas primeiras sessões, mas na terceira e decisiva o seu companheiro de equipa na Mercedes foi mais forte.

Bottas deu um sinal do que poderia fazer na primeira tentativa na Q3, e depois confirmou na segunda, onde Hamilton cometeu um ligeiro que fez a diferença.

Para Valtteri Bottas tratou-se da quarta ‘pole position’ da temporada, numa altura em que o finlandês precisa de justificar a sua continuidade na Mercedes para 2018, onde voltará a ser o companheiro de equipa do Campeão do Mundo em título.

Os pilotos da Ferrari bem tentaram fazer jogo igual com os dois da Mercedes, mas percebeu-se que nem Sebastian Vettel nem Kimi Raikkonen tinham argumentos para Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. O máximo que Vettel conseguiu foi ser o terceiro mais rápido a cinco décimas do melhor tempo.

Além disso Raikkonen acabou por ser batido na derradeira tentativa por Daniel Ricciardo, que logrou ‘encaixar’ o melhor dos Red Bull na segunda linha da grelha de partida, ao realizar o quarto registo, a menos de duas décimas de Vettel.

Atrás de Max Verstappen, que não conseguiu acompanhar o seu companheiro de equipa e vai largar para a corrida de domingo do sexto lugar do ‘grid’, colocou-se Nico Hulkenberg. Mais uma vez o alemão foi o ‘melhor dos outros’ e também o único a atingir a terceira qualificação.

‘Hulk’ voltou a suplantar os dois pilotos da Force India, Sergio Perez e Esteban Ocon, e Felipe Massa, que na sua última qualificação de sempre na F1 logrou atingir a Q3 e negar a Fernando Alonso a presença na mesma, fazendo com que os dois McLaren tenham sido eliminados na Q2.

Resultado da qualificação

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m36,231s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m36,403s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m36,777s
4º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m36,959s
5º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m36,985s
6º Max Verstappen (Red Bull) 1m37,328s
7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m38,282s
8º Sergio Perez (Force India) 1m38,374s
9º Esteban Ocon (Force India) 1m38,397s
10º Felipe Massa (Willliams) 1m38,550s

Em destaque

Subir