Nas Notícias

Valor da avaliação bancária para crédito à habitação sobe 6,8 por cento em fevereiro

O valor médio de avaliação bancária para crédito à habitação foi de 1.239 euros por metro quadrado em fevereiro, o que representa um aumento de 6,8 por cento face ao período homólogo, anunciou hoje o INE.

Segundo o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação de Fevereiro do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio de avaliação bancária registado no segundo mês deste ano aumentou 13 euros em relação a janeiro, um acréscimo de 1,1 por cento em cadeia.

Em fevereiro, o valor médio de avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1.239 euros por metro quadrado, mas foi o valor de avaliação dos apartamentos que impulsionou o crescimento deste valor.

Comparado com janeiro, o valor médio de avaliação dos apartamentos subiu 22 euros, para 1.310 euros por metro quadrado.

Nas moradias, o valor médio de avaliação manteve-se em 1.125 euros por metro quadrado.

A nível regional, a maior subida para o conjunto da habitação registou-se no Algarve (2,8 por cento), e as menos acentuadas na Região Autónoma dos Açores (0,5 por cento) e na Área Metropolitana de Lisboa (0,6 por cento).

Em comparação com fevereiro de 2018, o valor médio das avaliações cresceu 6,8 por cento, tendo o valor de apartamentos e de moradias aumentado 8,0 por cento e 5,2 por cento, respetivamente.

A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações também se verificou no Algarve (12,9 por cento) e a menor na Região Autónoma dos Açores (4,3 por cento).

Em destaque

Subir