O campeonato do mundo de MotoGP terminou domingo em Valência, mas o desfecho do Grande Prémio de Valência e da temporada vai continuar a fazer correr muita tinta. Agora é a ‘azeda’ troca de palavra entre Valentino Rossi e responsáveis da equipa Honda.
O italiano perdeu o campeonato para Jorge Lorenzo e não poupa críticas aos pilotos da Honda, sobretudo Marc Marquez, a quem acusa de ter ajudado o seu compatriota na corrida de domingo. Os homens da marca japonesa não gostaram.
Valentino Rossi apelidou o piloto de Cervera de ‘guarda-costas’ de Jorge Lorenzo: “Oncrível o ‘trabalho’ das Honda. Sabia que isto ia ser assim. Fiz um grande campeonato do mundo até ao Japão e tinha condições para ser campeão, mas a partir da Austrália o Marc Márquez tornou-se, inesperadamente, no guarda-costas do Jorge Lorenzo”.
“Nunca se tinha passado isto e é embaraçoso para a nossa modalidade. Toda a gente viu qual era o plano do Marc e não quero comentar o seu comportamento. Foi mau para todos os que gostam de MotoGP”, afirmou o italiano, que por via da penalização que lhe foi imposta pelo incidente da Malásia foi obrigado a partir de último.
Contrariamente a uma grande parte dos seus fãs, Rossi não considera Lorenzo ‘mafioso’ ou outros nomes que já chamaram ao piloto de Maiorca. O ‘Doutor’ coloca o seu companheiro de equipa fora desta ‘guerra’.
“Ele merece ser campeão, mas este não é um campeonato de verdade, porque aconteceu uma série de coisas que não deveriam acontecer no desporto e que não tinham acontecido antes”.
A reacção da Honda
A Honda não tardou a reagir, através do seu responsável máximo para o MotoGP, Shuhei Nakamoto, que no passado também trabalhou com Valentino Rossi.
“Este não era o ambiente que queríamos encontrar no final de um campeonato memorável. Entendemos que foi um dia muito complicado para o Valentino, depois de ter liderado o campeonato por 17 corridas e perdê-lo por apenas cino pontos no final é desapontante”, afirmou o homem forte do HRC.
“No entanto, por outro lado, não podemos aceitar as graves acusações que ele dirigiu a um piloto nosso e à Honda na semana passada e na conferência de imprensa de domingo. Não há qualquer prova dessas acusações, apenas o facto de o Marc ter roubado 5 pontos ao rival do Valentino no campeonato, o Jorge”, refere Nakamoto, que diz que os seus pilotos, Marc Marquez e Dani Pedrosa deram tudo na última corrida da temporada.