Motociclismo

Valentino Rossi bate Marc Marquez após duelo sem limites

ValentinoRossiAssen315

Valentino Rossi venceu o Grande Prémio da Holanda de MotoGP, que este domingo se disputou no circuito de Assen. Uma prova marcada por um intenso duelo entre o italiano da Yamaha e o campeão do mundo, Marc Marquez.

Diante cerca de 97 mil espetadores, o lendário Dutch TT não desiludiu, com uma prova épica, quer por parte de Rossi, que pela primeira vez este ano largou da ‘pole position’, e um Marquez determinando a terminar com a série de maus resultados que vem protagonizando nas últimas provas.

A prova começou sob o signo de Rossi, que levou a melhor sobre Aleix Espargaro, que ainda durante a primeira volta se viu suplantado por Marquez, que se contentou em seguir Valentino durante grande parte da corrida, antes de começar o seu ataque ao comando no início da 20.ª volta.

Por várias vezes o espanhol da Honda tentou desfeitear o seu adversário, reservando para as duas últimas curvas o seu derradeiro assalto à primeira posição. Só que o líder do campeonato não esteve pelos ajustes.

Os dois tocaram-se, e sem espaço para descrever a última curva do traçado de Assen, Valentino Rossi não se coibiu de utilizar a relva e cortar caminho para garantir a 111.ª vitória da sua carreira.

JorgeLorenzoAssen215

Marc Marquez não ficou impressionado com a manobra do italiano e acusou-o mesmo de condução desleal, mas a verdade é que o ‘Doutor’ garantiu a sua terceira vitória da época e com isso voltou a isolar-se no comando do campeonato do mundo de MotoGP, já que o seu companheiro de equipa, Jorge Lorenzo, não foi além da terceira posição.

O piloto de Maiorca largou apenas da oitava posição da grelha, mas no final da primeira volta já seguia em terceiro, mas não tardou a perceber que dificilmente conseguiria aproximar-se do duo da frente, acabando por resignar-se em rodar num solitário terceiro posto até ao final da prova.

Da mesma forma Andrea Iannone foi um solitário quarto classificado. O italiano da Ducati também cedo se destacou da batalha pelo quinto lugar que opôs Pol Espargaro a Cal Crutchlow e que viria a ser favorável ao piloto da Yamaha Tech3.

ValentinoRossiAssen515

Classificação
1.º Valentino Rossi (Yamaha) 40m54,037s
2.º Marc Marquez (Honda) + 1,242s
3.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 14,576s
4.º Andrea Iannone (Ducati) + 19,109s
5.º Pol Espargaro (Yamaha) + 24,268s
6.º Cal Crutchlow (Honda) + 24,373s
7.º Bradley Smith (Yamaha) + 24,442s
8.º Dani Pedrosa (Honda) + 24,656s
9.º Aleix Espargaro (Suzuki) + 26,725s
10.º Maverick Viñales (Suzuki) + 27,238s

Em destaque

Subir