Vaidade Pessoal

Arrogância é uma acção que cobre as nossas fraquezas.

“Tong Kosŏng nyaring bunyinya” (“barril vazio irá produzir som alto”, um provérbio da Indonésia – que significa que uma pessoa que tem falta de conhecimento, geralmente fala muito), talvez seja um provérbio adequado para as pessoas arrogantes. Sem serem convidadas elas vão dizer-nos tudo o que têm. Sem perceberem, fazem isso apenas por uma questão de reconhecimento, “és linda, és inteligente, és realmente rica”, e ainda muitas outras coisas são verbalizadas pois são o que querem ouvir dos outros. E, muitas vezes, sentimo-nos desconfortáveis em ouvir ou ver estas situações. Porquê que ficamos afectados?

Muitas vezes, não queremos entender porque é que as pessoas se tornam arrogantes. Julgamo-las negativamente e deixamos de estar com elas. Porque pensamos negativamente?

Supomos sentir pena das pessoas arrogantes, porque elas só tentam cobrir as suas fraquezas. Às vezes, usamos muitas jóias para que as outras pessoas digam que somos ricos. Às vezes mostramos o nosso conhecimento para que as outras pessoas digam que somos inteligentes e grandes. Vestimos excessivamente para cobrir as nossas fraquezas, para que as outras pessoas digam que somos bonitos. Entretanto, muitas outras formas existem para mostrar a arrogância.

Que pena, terem sempre de se cobrir. Não querem admitir para si mesmas como são. Uma pessoa que entende a sua potência irá comportar-se com humildade. Ela já é plena, por isso não tem razão para ser arrogante, para provar a si mesma, porque as outras pessoas já a conhecem.

Quando vemos outras pessoas que se tornam arrogantes, devemos aceita-las como são, e sorrir ao ver as suas obras. Assim, iremos ver a beleza nelas.

Esteja ciente de que, às vezes, sem realizar, nós também nos tornamos arrogantes. Não deixe que esta arrogância seja contínua. Tente compreender-se a si mesmo mais profundamente; porquê que se torna arrogante, porque é que deve mostrar-se. Deixe as outras pessoas valorizar mas nunca espere algum louvor delas. Quando não esperamos nenhum louvor, as outras pessoas vão respeitar-nos.

Poupe o seu tempo a contemplar a sua existência, e tentar entender-se a si próprio. Aceite-se como é. Tente ser melhor, e tente ser pacífico consigo mesmo.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: arrogânciaVaidade

Artigos relacionados

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias