TV

Vai votar? Não se esqueça do urso (vídeo)

Não, não estamos a insultar nenhum candidato. Em Leningrado, na Rússia, um eleitor aproveitou a deslocação até à mesa de voto para passear um urso. Açaimado, claro, pois com feras não se brinca…

Na internet há várias piadas sobre os insólitos do tempo da Guerra Fria, que ‘por lei’ têm de começar pela expressão “Na Soviética Rússia…” Pois bem: na (agora não) soviética Rússia, um eleitor foi votar e levou pela trela um urso.

O caso ocorreu ontem, durante as eleições regionais. Enquanto a grande maioria dos media relatava as (habituais) queixas de fraude, os habitantes de Slantsy, uma cidade na região de Leningrado, viam um urso a entrar num dos locais onde funcionavam as mesas de voto.

Na verdade, quem se deslocou ao local foi o homem que segurava o urso (açaimado, claro…) pela trela. Afinal, é domador de profissão. Mas, de acordo com alguns jornais locais, o homem ainda sonha com o dia em que o urso também poderá votar: “Só faltam mesmo alguns detalhes para ele [o urso] se tornar um residente de Slantsy.

Um urso a ir votar é insólito suficiente para ser notícia, certo? Errado. Foram dois ursos, segundo a imprensa russa, tornando a situação ainda mais espantosa.

Não há vídeo (conhecido) do segundo caso, que ocorreu na vila de Sedelnikovo, na região de Omsk. Alexei Nesterenko, o responsável local da comissão de eleições, garantiu aos jornalistas que a presença do urso estimulou os cidadãos humanos a cumprirem o dever cívico.

https://www.youtube.com/watch?v=p4fD36LCc6E

Em destaque

Subir