Nas Notícias

Vai ser possível renovar todos os documentos pessoais no mesmo local

O Governo vai testar um sistema que consiste em renovar o cartão de cidadão, a carta de condução e o passaporte no mesmo local. A experiência será feita em Lisboa e Lamego, já durante o mês de abril. E se for bem sucedida alargar-se-á a todo o país.

Durante este mês, a administração pública irá realizar, em fase experimental, um projeto de renovação de todos os documentos pessoais, num único balcão. A relevação foi feita pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, numa entrevista concedida ao Diário de Notícias.

Insere num paradigma de simplificação administrativa, que o Governo que reforçar, e vai decorrer em Lisboa e Lamego.

Com uma única fotografia e assinatura, poder-se-á renovar documentos como cartão de cidadão, carta de condução e passaporte.

“Acabámos de assinar um protocolo e no mês de abril já vai ser possível ir à conservatória e dar os dados uma única vez. Assim, os cidadãos já não têm de se deslocar a vários sítios. A fotografia e a assinatura servem para os três documentos em simultâneo”, explica, em declarações ao DN, Anabela Pedroso.

Os testes consistirão, numa fase inicial, na renovação da carta de condução numa conservatória de registo civil, no Campus de Justiça, em Lisboa, e na conservatória de Lamego.

“Se correr tudo bem, faz-se depois a expansão para todo o país”, adiantou também a secretária de Estado.

O executivo quer poupar tempo aos cidadãos, agilizar processos e racionalizar recursos da administração pública.

Em destaque

Subir