Economia

Vai comprar carro a gasóleo? É perder dinheiro”, avisa o ministro do Ambiente

Se está a pensar em comprar um veículo a diesel, o ministro do Ambiente tem um recado para si. Em apenas quatro ou cinco anos, o carro “não vai ter grande valor” a nível de troca.

Numa entrevista ao Negócios, João Matos Fernandes explicou que já não faz sentido comprar um carro a gasóleo, pois não terá como recuperar o valor daqui a cinco anos.

“Hoje é muito evidente que quem comprar um carro diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”, avisou o governante.

Isto porque a crescente aposta nos veículos híbridos e nos elétricos – as vendas aumentaram cinco por cento em 2018, segundo o ministro – vai tornar o diesel pouco competitivo.

“Na próxima década, não vai fazer sentido comprar um carro a gasóleo porque já serão muito próximo os valores de aquisição de um carro elétrico e, se for carregado em casa, o preço do quilómetro fica a 15 por cento”, insistiu.

João Matos Fernandes mostrou-se ainda convicto de que “os condomínios e as casas têm de se preparar para ter na garagem, como quem tem uma torneira de água, um posto de carregamento”.

Em destaque

Subir