Nas Notícias

Vai chegar ao mercado dispositivo que recolhe sangue sem causar dor

O medo de agulhas é algo partilhado por muitas pessoas. Quando chega a hora de fazer análises ou de levar uma vacina, muitas rejeitam pelo enorme medo que têm em relação às agulhas. No entanto, uma equipa de cientistas criou um dispositivo para tirar sangue sem ter que ver as agulhas ou sentir dor.

Chama-se Touch Activated Phlebotomy (TAP) e é um dispositivo criado em 2014 que poderá mudar a vida das pessoas que sofrem quando têm de tirar sangue. O aparelho agora está a ser apresentado em eventos de tecnologia de saúde e pode mesmo chegar ao mercado ainda este ano.

O método de utilização é simples: o profissional de saúde tem de limpar a área, prender o TAP no braço do paciente e apertar um botão. Depois, 30 agulhas fininhas penetram as camadas mais superficiais da pele e começam a recolher o sangue. Este procedimento demora cerca de dois minutos.

O aparelho foi planeado para recolher 100 microlitros de sangue, a quantidade comum para exames feitos nos Estados Unidos.

Os cientistas garantem que este procedimento não causa dor, relembrando que milhões de norte-americanos não fazem exames devido ao medo de agulhas – o que ficaria resolvido com a utilização do TAP.

Em destaque

Subir