Nas Notícias

Vaga de frio causa alerta amarelo em três distritos

gelo_copyO próximo fim de semana vai ser frio, muito frio, com uma descida média das temperaturas a rondar os seis graus centígrados. A descida da temperatura já se fez sentir hoje em Évora, Santarém e Setúbal, três distritos que estiveram em alerta amarelo.

Uma vaga de frio que se encontra atualmente no Norte da Europa vai descer até Portugal mais para o final desta semana, mas os efeitos já hoje se fizeram sentir em três distritos. O Instituto de Meteorologia emitiu um alerta amarelo – o segundo numa escala de quatro – dada a persistência das baixas temperaturas em Évora, Santarém e Setúbal.

Para esta noite está prevista a formação de geada e um acentuado arrefecimento noturno no interior do País e nas localidades mais elevadas.

Como já foi aqui noticiado, a vaga de frio na Europa já fez vítimas mortais, sobretudo na Polónia e na Rússia. “A massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa”, como refere o comunicado do Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, teve origem na Rússia e deslocou-se para o Norte da Europa, devendo atingir Portugal na próxima sexta-feira.

As previsões do Instituto de Meteorologia ditam “uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos seis graus centígrados” a partir do dia 3, a próxima sexta-feira. O frio vai permanecer em território nacional (excetuando as ilhas) até ao dia 7, a partir do qual é esperada “uma subida gradual dos valores da temperatura”.

A Proteção Civil apela ao uso de várias camadas de roupa e à proteção da boca, do nariz e das mãos, enquanto a Direção Geral da Saúde relembra que os cuidados devem ser redobrados para quem apresentar maior risco, nomeadamente os bebés e as pessoas mais idosas.

Havendo necessidade de ligar o aquecimento devem-se evitar as lareiras e outros aquecimentos a lenha, devido aos perigos associados ao monóxido de carbono.

Em destaque

Subir