Nas Notícias

Vacinas nasais podem reduzir mortes por infeções respiratórias

As vacinas nasais podem produzir melhores efeitos no combate a doenças respiratórias, entre as quais a pneumonia – principal causa de morte em crianças. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa norte-americana. As infeções respiratórias são responsáveis por uma em cada quatro mortes, em todo o mundo.

Uma equipa de investigadores dos Estados Unidos da América conseguiu um avanço significativo no combate a doenças respiratórias: as vacinas nasais produzem melhores efeitos no combate às bactérias e vírus responsáveis por pneumonias ou gripes.

Depois de testes efetuados em ratos, os investigadores conseguiram altos níveis de proteção biológica. Através das vacinas nasais, foram ministradas as substâncias da vacina hoje utilizada e o agente imunizador interleucina-12. A proteção foi muito superior, em comparação com o procedimento comum.

Esta pesquisa assume especial preponderância na medida em que uma em cada quatro mortes em todo o mundo resulta de infeções, sobretudo respiratórias. As vacinas nasais pode, segundo Dennis Metzger professor da Faculdade de Medicina de Albany (Nova Iorque), combater estes dados.

“Este tipo de vacina é eficaz como tratamento terapêutico, nas infeções iniciais, ou nas complicações sistémicas”, refere Metzger. A vacina nasal poderá sair dos laboratórios num futuro próximo.

A equipa de investigadores vai agora proceder a testes por via nasal em humanos. A vacina será ministrada em spray, substituindo a seringa. Caso se confirmem as expectativas, cai por terra o mito segundo o qual as vacinas nasais são menos poderosas.

Em destaque

Subir