Nas Notícias

Vacinas não incluídas no Plano Nacional serão grátis para os bebés nascidos em Terras de Bouro

bebe recem nascidoO “cheque farmácia” de 600 euros é a aposta da Câmara de Terras do Bouro para estimular a natalidade. O valor só pode ser descontado nas duas farmácias locais e serve para pagar vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação ou artigos de puericultura.

O “cheque farmácia” de Terras de Bouro foi aprovado em Assembleia da República, pelo que as crianças nascidas no concelho passam a ter um apoio no valor de 600 euros. Além de promover a natalidade, a medida implementada pela Câmara também beneficia o comércio, pois o valor só pode ser descontado nas duas farmácias existentes em Terras de Bouro.

“O dinheiro é para ser gasto em duas farmácias do concelho com quem a Câmara tem protocolos, podendo ser utilizado para a compra das vacinas pneumocócica e contra o rotavírus”, explicou o presidente da autarquia, Joaquim Cracel, acrescentando haver outra utilidade para o montante, como na compra de artigos de puericultura, de bens alimentares ou de higiene específicos para recém-nascidos.

Isto porque o Regulamento de Incentivo à Natalidade em Terras de Bouro atribuía 600 euros por cada primeiro nascimento, 900 para o segundo e 1200 euros para o terceiro filho ou em diante. Com esta alteração agora publicada em Diário da República, o “cheque família” vai mesmo beneficiar o recém-nascido. “Queremos garantir que o apoio que concedemos é mesmo utilizado para beneficiar o bebé, o que até aqui nem sempre acontecia”, admitiu Joaquim Cracel.

Contudo, os números negam o sucesso da iniciativa, pois cada vez são atribuídos menos apoios por nascimento em Terras de Bouro: dos 52 de 2010 baixou para 41 no ano passado e, em 2012, ainda só foram validados 30. “O emprego no concelho escasseia, a crise também não ajuda nada e, naturalmente, os casais ou partem para outras terras ou retraem-se no número de filhos”, ajuizou o presidente da Câmara.

Em destaque

Subir