Mundo

Vacina contra covid da AstraZeneca está a ser avaliada pela Agência Europeia de Medicamentos

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca começou hoje a ser avaliada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla internacional).

O regulador europeu informou, em comunicado, que “iniciou a primeira revisão contínua de uma vacina contra a covid-19, que está a ser desenvolvida pela empresa AstraZeneca em colaboração com a Universidade de Oxford”.

“O início da revisão contínua significa que o comité começou a avaliar o primeiro lote de dados sobre a vacina, que provêm de estudos laboratoriais”, explicou a EMA.

A avaliação surge depois dos ensaios clínicos terem demonstrado que a vacina produziu anticorpos contra o novo coronavírus.

“Os resultados preliminares de estudos não clínicos e clínicos iniciais sugerirem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos e células T”, as células do sistema imunitário que constitutem “as defesas naturais do organismo”, acrescentou a agência europeia.

O regulador europeu informou ainda que a “revisão contínua” é uma ferramenta utilizada para “acelerar a avaliação de um medicamento ou vacina promissora durante uma emergência de saúde pública”.

“Isto não significa que se possa ainda chegar a uma conclusão sobre a segurança e eficácia da vacina, uma vez que muitas das provas ainda estão por apresentar ao comité”, alertou a EMA, lembrando que a vacina ainda terá de passar por “um pedido formal de autorização de comercialização”.

Em destaque

Subir