Ciência

Vacina contra a covid-19 “tem 90 por cento de eficácia”, garante a Pfizer

A farmacêutica norte-americana Pfizer garantiu hoje que a vacina contra a covid-19 que está a desenvolver, em parceria com a alemã BioNTech, “tem 90 por cento de eficácia”.

Num comunicado conjunto, as duas farmacêuticas destacaram os resultados preliminares obtidos na primeira avaliação da fase três dos ensaios clínicos, fase que antecede o pedido de aprovação às autoridades de saúde.

Essa primeira avaliação concluiu que os voluntários que receberam a segunda das duas doses da vacina experimental desenvolveram anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, sete dias depois da inoculação.

“O primeiro conjunto de resultados da fase três do nosso ensaio da vacina covid-19 fornece uma prova inicial da capacidade da nossa vacina para prevenir a covid-19”, começou por salientar Albert Bourla, diretor-geral da Pfizer, citado no comunicado.

“Mais de oito meses depois do início da pior pandemia em mais de um século, consideramos que esta etapa representa um avanço significativo para o mundo nesta batalha contra a covid-19”, reforçou.

Estes resultados preliminares são referentes a apenas 94 voluntários, com casos confirmados de covid-19, num ensaio que abrange 43 538 participantes em todo o mundo.

A Pfizer e a BioNTech acreditam que podem avançar com o pedido de aprovação de emergência pelas autoridades de saúde dos EUA já na terceira semana de novembro, “pouco depois de a etapa de segurança ser alcançada”.

As duas farmacêuticas acreditam que podem fornecer, a todo o mundo, 50 milhões de doses da vacina ainda este ano e até 1300 milhões de doses em 2021.

Hoje, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, salientou que a vacina da Pfizer é uma das que Portugal prevê comprar.

Se tiver o nível de eficácia anunciado, será “uma das melhores vacinas que teremos”, acrescentou.

Em destaque

Subir