Mundo

Vaca geneticamente alterada produz leite sem a proteína que provoca intolerância à lactose

vacaEstudo levado a cabo na Nova Zelância conduziu a uma bem sucedida alteração genética de uma vaca, que produziu leite manipulado. Desse modo, abrem-se as portas para que pessoas com alergia à lactose possam superar essa intolerância e consumir leite sem quaisquer reações alérgicas.

Uma equipa de geneticistas e biólogos da Nova Zelândia conseguiu manipular geneticamente uma vaca, que produziu leite modificado, que poderá ser consumido por pessoas que tenham problemas de intolerância à lactose.

Este trabalho de laboratório– publicado na mais recente edição do Proceedings of the National Academy of Sciences – resultou na criação de uma vaca que produz leite 96 por cento livre da proteína que provoca as reações alérgicas: a beta-lactoglobulin.

Depois de produzido o leite, os investigadores analisaram a vaca, para averiguar a existência de uma eventual adulteração genética resultante da mudança da estrutura do genoma. Os cientistas confirmaram que não havia qualquer ‘efeito secundário’ nesta manipulação.

Este trabalho da ciência abre caminho a eliminar a intolerância à lactose, presente no leite, mas também em derivados, desde queijo, iogurtes, entre outros. O leite da vaca não apresenta qualquer diferença de sabor ou de textura, comparativamente com o leite comum.

Em destaque

Subir