Nas Notícias

Úteros de doadoras vivas transplantados na Suécia em experiência inédita

cirurgia genericacirurgia bigUma equipa de investigadores da Suécia realizou, ao longo de 2013, vários transplantes de úteros com doadoras vivas. A operação, inédita e até ao momento bem sucedida, tem por finalidade ‘emprestar’ o útero a mulheres que não conseguem engravidar.

Nove mulheres na Suécia receberam, no ano passado, um útero doado por uma familiar viva. A operação é inédita, polémica e, até ao momento, bem sucedida: as nove pacientes regressaram a casa sem qualquer problema grave. As anteriores tentativas de transplante de útero, realizadas na Turquia e na Arábia Saudita, foram um fracasso porque não permitiram gravidezes saudáveis.

“Este é um tipo de cirurgia inovador”, salienta Mats Brännström, o médico que coordena a equipa de investigadores da Universidade de Gotemburgo: “neste momento, não existe nenhuma bibliografia a que possamos recorrer para concluir com sucesso todas as etapas deste procedimento”.

Os transplantes foram realizados ao longo do ano passado e todos os órgãos foram doados por uma familiar da paciente. A doação em vida tem sido o principal foco na polémica, tanto mais que a experiência mais recente, na Turquia, a jovem (22 anos) que recebeu o útero de uma morta acabou por perder o bebé.

As mulheres que receberam o órgão têm cerca de 30 anos e ou nasceram sem útero, ou perderam-no devido a um cancro do colo do útero. O órgão transplantado não foi ligado às trompas, impossibilitando uma gravidez natural, mas contém os ovários. Antes das operações, foram recolhidos alguns óvulos para posterior fecundação artificial: o próximo passo será o transplante do embrião.

Os primeiros sinais apontam para o sucesso da experiência. De acordo com Mats Brännström, que preside ao departamento universitário de Obstetrícia e Ginecologia, algumas das mulheres já menstruaram após o transplante, uma prova de que os úteros estão funcionais e saudáveis. Tirando uma infeção e “pequenos episódios” de rejeição, as nove pacientes envolvidas tiveram alta e regressaram a casa alguns dias após a cirurgia.

Em destaque

Subir