Economia

UTAO prevê crescimento do PIB maior do que as projeções do Governo

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) possa crescer 2,5 por cento, em 2017, se a economia crescer de acordo com o que se perspetiva.

De acordo com a nota sobre a execução orçamental até abril, divulgada pela agência Lusa, se o se mantiver o crescimento económico dos próximos trimestres – em linha com as estimativas do Programa de Estabilidade, o PIB sobe 2,5 pontos percentuais, neste ano.

A UTAO realizou “um exercício relativamente ao crescimento económico para o conjunto do ano já considerando os dados do Instituto Nacional de Estatísticas relativos ao primeiro trimestre e que deram conta de um crescimento de 2,8 por cento em termos homólogos e de um por cento em cadeia”.

Se os próximos trimestres de 2017 registaram uma variação nula em cadeia, o PIB anual sobe dois por cento, o que representa uma subida mais otimista do que a prevista pelo Governo, que estima 1,8 por cento.

Porém, as perspetivas não antecipam uma variação nula. E por isso o crescimento do PIB deve chegar aos 2,5 por cento, segundo a UTAO.

Em destaque

Subir