Mundo

Uso de smartphones afeta felicidade dos adolescentes

Um estudo sobre o comportamento dos adolescentes, levado a cabo pela Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, mostra que a utilização excessiva de smartphones e outros gadgets tecnológicos afeta a felicidade dos jovens.

A investigação, publicada na revista da Associação Americana de Psicologia, mostra que, em média, os adolescentes que passam mais tempo com os olhos postos no smartphone, computador ou outros gadgets, são menos felizes que aqueles que, por exemplo, praticam desporto ou preferem estar com os amigos.

As conclusões da equipa de investigação basearam-se em respostas de mais de 50 mil estudantes, entre os 13 e os 16 anos, sobre o tempo que passam ‘conectados’ digitalmente, ao invés de promoverem a interação social.

Nesse contexto, os resultados mostraram que os jovens mais felizes são aqueles que dedicam menos de uma hora por dia às redes sociais ou outras aplicações do género.

Os investigadores da Universidade de San Diego constataram ainda que, historicamente, a explosão dos dispositivos eletrónicos coincidiu com uma queda geral da felicidade entre os jovens americanos.

Em números, desde 2012 – ano em que a percentagem de norte-americanos com smartphones ultrapassou os 50 por cento – os índices de satisfação, felicidade e autoestima tomaram o sentido inverso.

Para Jean M. Twenge, uma das autoras do estudo e professora de psicologia, “a chave para o uso dos media digitais e a felicidade é estabelecer limites”.

A investigadora recomenda, por isso, que os jovens não passem mais de duas horas por dia ligados digitalmente, e que invistam esse tempo no convívio com amigos e atividade física.

Em destaque

Subir