Desporto

Uso excessivo de smartphones pode estar a reduzir o talento inato para o desporto

Uma investigadora especializada em desporto alerta para o uso excessivo de smartphones, que está a reduzir a capacidade motora dos atletas de alta competição. A nova geração será mais afetada.

Segundo Sherylle Calder, a utilização de smartphones poderá estar a reduzir o talento inato para o desporto de várias crianças. A investigadora alerta para as consequências que este fenómeno já tem em diversos desportos de alta competição, com uma diminuição acentuada da capacidade motora dos atletas.

Sherylle Calder é uma especialista no estudo da coordenação olhos-mãos, uma habilidade cognitiva presente em quase todas as tarefas do quotidiano. Foi contratada recentemente pela seleção inglesa de râguebi e já passou por vários desportos como o futebol americano, o golfe e o automobilismo.

“Nos últimos cinco ou seis anos, quando avaliamos atletas de elite em diferentes desportos, percebemos que há um declínio do talento para o desporto [skill levels, em inglês]. A capacidade dos atletas está a deteriorar-se”, nota a investigadora sul-africana, em declarações ao jornal britânico ‘The Guardian’.

De acordo com Sherylle, a causa poderá estar na utilização excessiva de smartphones. “No telemóvel não há movimentos oculares e é tudo muito estático. Estamos a perder a capacidade de comunicar bem e as capacidades [motoras associadas à pratica de desporto] estão em declínio”, defende.

A dependência generalizada dos smartphones é um fenómeno recente, com apenas seis anos, e já está a ter consequências no desporto de alta competição, pelo que leva a investigadora a acreditar que a nova geração de atletas que se está a formar pode ser ainda mais afetada por este fenómeno.

“Nós desenvolvemos as nossas capacidades motoras a trepar árvores e a escalar paredes. As crianças, no entanto, passam agora muito tempo coladas aos smartphones. Essas habilidades naturais e instintivas estão a desaparecer”, conclui Shreylle.

Em destaque

Subir