Smartphones

Use o smartphone como título de transporte nos urbanos do Porto

E se pudesse viajar nos transportes urbanos usando apenas o seu telefone móvel? À semelhança do que já acontece na CP, nos comboios de longo curso, e em algumas empresas rodoviárias, como a Rede Expressos, agora vai ser possível viajar nos transportes urbanos do Porto usando apenas o seu smartphone como título de transporte.

Chama-se “Anda”, a aplicação desenvolvida pela Transportes Intermodais do Porto (TIP), que, a partir desta sexta-feira irá proporcionar uma forma mais prática e cómoda de validar as suas viagens em todos os transportes urbanos da área metropolitana do Porto.

Ao contrário do que já existe na CP, onde a viagem é reservada e paga de imediato, com o Anda poderá viajar em toda a rede de transporte urbanos do grande Porto; autocarro, metro e comboio, e as viagens só serão cobradas no final de cada mês.

A grande particularidade do Anda, e segundo José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, o Anda fará um balanço de todos os percursos que fizer e irá indicar a cada utilizador o tarifário mais adequado.

Se até agora um utilizador de passe mensal teria, a cada mês, de definir o tarifário, consoante as suas necessidades de percurso, agora será a aplicação a definir isso automaticamente, sem ter de se dirigir a uma loja andante, como agora.

Segundo João Marrana, administrador da TIP (entidade que gere o Andante), isto fará com que a aplicação ofereça o melhor tarifário a cada utilizador e garante que o mesmo será sempre mais barato que as assinaturas pré-definidas.

“As pessoas não precisam de se preocupar em definir, no inicio do mês, qual o cartão que vão comprar. E isto pode mesmo significar poupança, porque o preço apresentado é sempre o preço mínimo para cobrir as deslocações que a pessoa efetuou.”

Inicialmente, e por questões técnicas, o Anda estará disponível a partir desta sexta-feira apenas para Android, não havendo previsões da sua chegada para o iPhone.

Mais partilhadas da semana

Subir