Velocidade

USC: Vitória de João Barbosa em Indianápolis devolve-lhe liderança no campeonato

BarbosaIndy114BarbosaIndy114 600Ao vencerem em Indianápolis a prova desta sexta-feira, João Barbosa e Christian Fittipaldi regressaram ao comando do campeonato norte-americano United Sportscar. Uma prova onde a estratégia foi determinante para o sucesso da dupla luso-brasileira do Corvett DP n.º 5 da Action Express Racing, que partiu para esta corrida apenas da quarta posição da grelha.

Fittilpaldi fez uma grande larhada e rapidamente chegou à liderança, mas com bastante oposição, não apenas por parte do Riley Ford n.º 01 da Ganassi – partilhado nesta corrida por Scott Pruett, Memo Rojas e o novato Sage Karam – mas também pelo Morgan Nissan da OAK Racing de Gustavo Yacaman, vencedor da prova anterior.

João Barbosa conseguiu depois manter o Corvette da Action Exprerss Racing na liderança até ao momento em que um toque de um dos BMW Z4 GTE oficiais lhe deu um toque, que permitiu a ultrapassagem de Karam.

Só que o Riley Ford n.º 01 só se manteve no comando da corrida até à última paragem nas boxes, que Barbosa não teve de efetuar, devido a uma estratégia que lhe permitiu poupar mais algum combustível, ainda que perto do final o piloto português interrogasse a sua boxe quanto à nessidade de parar para reabastecer.

João Barbosa conseguiria não apenas vencer mas como também cruzar a meta com mais de 48 segundos de vantagem sobre Scott Pruett, encarregue de fazer o último turno de condução do Riley Ford da Ganassi Racing.

BarbosaIndy214 600A alegria do piloto portuense e de Christian Fittipaldi no final da corrida era enorme, já que a dupla não conhecia o sabor da vitória desde o triunfo nas 24 Horas de Daytona, a clássica corrida de abertura deste campeonato.

“Fui muito conservador. Perguntei várias vezes à equipa como é que tinhamos combustível suficiente. Sabia que ía ser muito apertado, mas poupei o máximo que consegui”, declarou João Barbosa no final da corrida.

Classificação

1.º Christian Fittipaldi/João Barbosa (Corvette DP) 108 voltas

2.º Memo Rojas/Sage Karam/Scott Pruett (Riley Ford) + 48,964s

3.º Michael Valiante/Richard Westbrook (Corvette DP) + 52,160s

4.º Jordan Taylor/Ricky Taylor (Corvette DP) + 58,309s

5.º Ryan Dalziel/Scott Sharp (HPD) + 59,595s

6.º John Pew/Oswaldo Negri Jr. (Riley Ford) + 1 volta

7.º Ed Brown/Johannes Van Overbeek (HPD) + 1 volta

8.º Gustavo Yacaman/Ho-Pin Tung (Morgan Nissan) + 1 volta

9.º Chris Cumming/Jack Hawksworth (Oreca) + 1 volta

10.º Duncan Ende/Bruno Junqueira (Oreca) a 1 volta

Em destaque

Subir