Velocidade

USC: João Barbosa quarto em Laguna Seca mantém liderança no campeonato

BarbosaLagunaSeca114BarbosaLagunaSeca114 600João Barbosa terminou na quarta posição a prova do campeonato United Sportscar disputada domingo na pista de Laguna Seca, Califórnia. Uma corrida onde mais uma vez sentiu imensas dificuldades para acompanhar o andamento dos seus rivais no campeonato.

A dupla luso-brasileira do Corvette DP n.º 5 da Action Express Racing até chegou a passar pela segunda posição, mas apenas devido à candência das paragens nas boxes, já que tanto Jordan e Ricky Taylor no Corvette DP n.º 10, como Scott Pruett e Memo Rojas no Riley Ford n.º 01 rodaram quase sempre à sua frente e viriam a concluir a prova nas segunda e terceira posições.

Num traçado muito específico e curto – que obrigou a uma prova à parte para as categorias PC e GT Daytona – a corrida acabou por ser ganha por um P2 em vez dos Daytona Protótipos, como sucedeu nas três jornadas anteriores.

Com um andamento fortíssimo e uma boa estratégia, Ed Brown e Johannes Van Overbeek levaram ao triunfo o HPD n.º 1 da Extreme Speed Motorsports, que na fase final da corrida levou a melhor sobre Jordan Taylor.

João Barbosa – que a meio do seu turno se ver envolvido numa colisão que felizmente não teve graves consequências para o Corvette DP n.º 5 – foi obrigado a defender com ‘unhas e dentes’ a quarta posição dos ataques de Richard Westbrook nas últimas voltas.

“O carro ficou bastante danificado e perdeu andamento. Como não podíamos atacar alteramos a estratégia e fiz todo o meu turno a tentar poupar combustível para evitar uma ida às boxes extra. E resultou”, explicou o piloto portuense.

Um resultado menos bom para João Barbosa e Christian Fittipaldi, mas que os mantém no comando do campeonato, agora só com três pontos de vantagem sobre Scott Pruett e Memo Rojas.

Classificação

1.º Brown/Van Overbeek (HPD) 87 voltas
2.º R.Taylor/J.Taylor (Corvette DP) + 5,833s
3.º Rojas/Pruett (Riley Ford) + 47,551s
4.º Fittipaldi/Barbosa (Corvette DP) + 1m23,725s
5.º Valiante/Westbrook (Corvette DP) + 1m23,855s
6.º Said/Curran (Marsh Corvette DP) + 1 volta
7.º Long/Sylvain Tremblay (Mazda LMP) + 2 voltas
8.º Magnussen/García (Corvette) + 3 voltas
9.º Priaulx/Auberlen (BMW) + 3 voltas
10.º Lietz/Tandy (Porsche) a 3 voltas

Em destaque

Subir