Velocidade

USC: João Barbosa ganha em Road America e reforça liderança no campeonato

JoaoBarbosaWatkinsGlen114JoaoBarbosaWatkinsGlen114 600Ao vencer a prova deste domingo em Road Atlanta (Wisconsin), João Barbosa reforçou o comando do campeonato United Sportscar, juntamente com o seu companheiro de equipa Christian Fittipaldi.

Largando da segunda posição da grelha de partida, a dupla do Corvette DP n.º 5 fez um excelente arranque e liderou a corrida nas primeiras voltas, com Fittipaldi a aguentar estoicamente a pressão de Ricky Taylor…até um toque do piloto do Corvette DP n.º 10 colocar o brasileiro fora de pista.

O incidente, que não foi punido pela direção da corrida, atirou com o carro de Fittipaldi e Barbosa para a sétima posição, enquanto Taylor se manteve na liderança até à última situação de bandeiras amarelas.

Foi então que mais uma vez a Action Express Racing usou da estratégia – à imagem do que tinha sucedido na prova anterior em Indianápolis – e manteve-se em pista atrás do Safety Car.

Com 40 minutos de corrida ainda por disputar, João Barbosa perguntou à sua equipa pelo rádio se o combustível iria chegar. Havia dúvidas, mas também haveria mais uma situação de bandeiras amarelas, que acabou por jogar em favor do piloto português, que no último reatamento manteve o Corvette DP n.º 5 na frente do Riley Ford de Oswaldo Negri e garantiu o terceiro triunfo da época.

JoaoBarbosaWatkinsGlen214 600“Definitivamente as duas últimas situações de ‘safety car’ e longos períodos de bandeiras amarelas ajudaram-nos em termos de consumo. Estavamos seguros de que estavamos bem, mas isso ajudou-nos a ficarmos seguros e pude forçar o andamento até ao fim, antes da corrida ser retomada pela última vez”, explicou o piloto do Porto.

“Poupei um pouco de combustível, por isso consegui gerir de certa forma o que acontecia atrás de mim. Quando a prova foi retomada pela última vez pude andar a fundo e fazer duas boas voltas para ter uma boa vantagem”, acrescenta João Barbosa.

Como se não bastasse o segundo êxito consecutivo, João Barbosa e Christian Fittipaldi ainda viram a sua vantagem no campeonato ampliar-se, já que Jordan Taylor acabaria por despistar o Corvette DP n.º 10 e não terminou a corrida. A vantagem da dupla da Action Express no campeonato é agora de 16 pontos.

TaylorWatkinsGlen114 600Classificação

1.º Christian Fittipaldi/João Barbosa (Corvette DP) 61 voltas

2.º John Pew/Oswaldo Negri Jr. (Riley Ford) + 2,240s

3.º Scott Sharp/Ryan Dalziel (HPD) + 2,650s

4.º Michael Valiante/Richard Westbrook (Corvette DP) + 4,770s

5.º Eric Curran/Burt Frisselle (Corvette DP) + 12,540s

6.º Mirco Schultis/Renger van der Zande (Oreca) + 19,796s

7º Eric Curran/Sean Rayhall (Oreca) + 20,211s

8.º Katherine Legge/Andy Meyrick (DeltaWing) + 23,838s

9.º Memo Rojas/Scott Pruett (Riley Ford) + 24,441s

10.º Ed Brown/Johannes van Overbeek (HPD) + 24,746s

Em destaque

Subir