Tecnologia

Usa o Firefox? Uma falha de segurança pode roubar as suas senhas

firefox

Se usa o Firefox, atualize-o. O aviso é da Mozilla, que descobriu uma falha de segurança ligada a um plugin para PDF. A vulnerabilidade pode levar a que os hackers se apoderem das senhas que usa para ler o email ou usar os serviços online do banco.

O Firefox, que muitos garantem ser o browser mais eficaz para manter o computador seguro, tem uma grave falha de segurança.

O aviso partiu da Mozilla, que alerta os utilizadores a atualizarem de imediato o navegador para a versão mais recente (39.0.3), na qual o problema não se coloca.

Para além de atualizar o browser deve trocar as senhas dos programas e serviços mais sensíveis.

“Todos os utilizadores devem actualizar para o Firefox 39.0.3. A resolução também foi entregue no Firefox ESR 38.11”, adiantou a fundação que gere o navegador e serviços associados.

De acordo com a Mozilla, a vulnerabilidade foi descoberta por um utilizador, na passada quarta-feira.

Depois de ser surpreendido com um site de notícias escrito em russo, o utilizador apurou que fora aberta uma ligação, através do Firefox, para a pesquisa de determinados ficheiros, que eram depois copiados para um servidor alojado na Ucrânia.

O alvo, ainda segundo a Mozilla, seriam os ficheiros de desenvolvimento, responsáveis (entre outra funções) pela gestão das senhas de segurança.

Essa abertura surgia num mecanismo ligado ao visualizador de documentos em PDF, o que garante a fiabilidade das versões do Firefox que não dispõem deste plugin, como a usada para sistemas Android.

Porém, se usa o Firefox em sistemas Windows ou Linux, deve atualizar de imediato o browser para a versão mais recente.

Em destaque

Subir