Tecnologia

Usa o Chrome no XP, Vista ou OS X? Vai deixar de o ter atualizado

google_chrome_gestao_memoria

Se usa o Chrome num computador com XP, Vista ou as versões 10.6, 10.7 e 10.8 do OS X vai deixar de ter o brower atualizado. O Google anunciou que vai parar de lançar atualizações e correções de segurança para estes sistemas operativos.

O Chrome vai continuar a funcionar, por isso pode continuar com o browser instalado: deixa é de acompanhar as novidades, quer no campo das funcionalidades, quer – e aqui é que convém pensar duas vezes – ao nível da segurança.

Dando seguimento ao que já anunciara, o Google revelou que vai parar de dar suporte ao navegador em determinados sistemas operativos: o XP e o Vista, do Windows (da Microsoft), e OS X as versões 10.6, 10.7 e 10.8 do OS X (nos Mac da Apple).

A partir de abril de 2016, terminam as atualizações para o Chrome, indicou o Google: “Se ainda tem uma destas plataformas sem suporte, encorajamos a que mude para um sistema operativo mais recente para garantir que continua a receber às últimas versões e funcionalidades do Chrome”.

Se ao nível da funcionalidade não traz grande transtorno, a medida é preocupante ao nível da segurança, pois a falta de atualizações vai tornar o computador permeável aos novos vírus e softwares maliciosos.

Segundo a empresa, os ‘culpados’ por esta decisão são a Microsoft e a Apple. Afinal, foram as empresas que primeiro ‘abandonaram’ os sistemas operativos, deixando de dar suporte ao XP e às versões referidas do OS X.

Em destaque

Subir