Nas Notícias

Usa o carro como transporte para o trabalho? Faz mal. Deixe-o na garagem e perceba porquê

stcp Segundo um estudo britânico, caminhar, ir de bicicleta ou recorrer a transportes públicos aumentam o bem-estar psicológico. Na hora de ir trabalhar, a condução não é a melhor solução. Será mais feliz se guardar o carro na garagem e alterar o modo como vai para o emprego.

Um estudo realizado na Escola Médica da UEA e no Centro para Economia Sanitária da Universidade de York, surpreendeu os seus autores, ao concluir que conduzir para o local de trabalho reduz a sensação de bem-estar.

Destaca-se desde logo um facto: os transportes públicos são muito mais positivos para o bem estar psicológico do que o automóvel particular. A confusão e a partilha de um espaço nem sempre agradável apresenta um efeito benéfico. Mas já lá iremos.

A pesquisa, que envolveu 18 mil pessoas, ao longo de 10 anos, concluiu que procurar meios de transporte alternativos ao automóvel aumentam a qualidade de vida.

Os especialistas analisaram, durante uma década, uma amostra significativa de pessoas, avaliando níveis de felicidade, por exemplo, mas também os níveis de ansiedade e stress, ou a capacidade dos indivíduos em resolver problemas.

Para que o estudo apresentasse resultados mais fidedignos, os cientistas tiveram em consideração fatores como a capacidade económica, alterações sociais, quantidade de filhos, tipo de emprego, entre muitos outros.

Depois desta profunda análise, concluíram que, daqueles 18 mil indivíduos, 73 por cento utilizava o carro para ir para o trabalho, 13 por cento ia a pé, outros três por cento utilizava a bicicleta e 11 por cento os transportes públicos.

E verificaram também que quanto mais ativas são as deslocações, mais elevados são os níveis de bem-estar psicológico.

A questão não se prende, apenas, com o facto de alguns desses meios alternativos serem mais saudáveis – como caminhar ou usar a bicicleta, por exemplo. Estão em causa, sobretudo, efeitos positivos no bem-estar psicológico.

As pessoas que durante o estudo mudaram de meio de transporte apresentaram também alterações de bem-estar, com benefícios para quem passou a dispensar o automóvel.

“Este estudo comprovou que, quanto mais tempo as pessoas passam dentro de automóveis, mais prejudicam o bem-estar psicológico. Por outro lado, apresentaram melhores índices de bem-estar quando fizeram caminhadas. E quanto mais longas, melhor”, resumiu Adam Martin, um dos coordenadores do estudo.

Os investigadores ficaram surpreendidos ao verificarem que trocar o carro particular pelo transporte público provocou melhorias. Com mais confusão, partilha do mesmo espaço com multidões, estariam à espera de que o bem-estar psicológico ficasse abalado.

Mas sucedeu o inverso e, para Adam Martin, há uma explicação: “Os transportes públicos proporcionam oportunidades de leitura, por exemplo, ou socialização. Por outro lado, ‘obrigam’ a que as pessoas façam uma pequena caminhada para a estação”.

Em destaque

Subir