Tecnologia

Usa o Microsoft Edge no modo privado? Microsoft admite guardar os dados

microsoft edgeMuitos internautas usam o modo privado do navegador para evitarem que certos dados fiquem guardados, mas o Microsoft Edge mantém os registos, segundo apurou Ashish Singh. A Microsoft assumiu a falha e garantiu estar “comprometida a resolver essa questão”.

Um investigador forense, Ashish Singh, descobriu que um site visitado através do Microsoft Edge, num computador com o sistema operativo Windows 10, continua presente no histórico do navegador, mesmo que o utilizador tenha usado o modo privado e fechado a janela.

De acordo com o mesmo investigador, as informações são guardadas na tabela Container_n, presente no arquivo WebCache, a qual pode ser posteriormente usada para recuperar, na íntegra, o histórico do Microsoft Edge.

Ainda no ano passado, Singh avisava que “investigações anteriores ao browser resultaram na revelação de que sites visitados no modo privado também ficam armazenados no arquivo WebCache”.

Cerca de um ano depois, o investigador repetiu o aviso: “No caso do Microsoft Edge, mesmo a navegação privada não é tão privada quanto parece”.

A mesma falha ocorreu no navegador anterior da Microsoft, o Internet Explorer, e também no Firefox, no Chrome e no Safari, ainda em 2010. No entanto, os problemas foram resolvidos quase de imediato.

Admitindo que o modo ‘InPrivate’ não funciona “como projetado”, a Microsoft assegurou que está “comprometida a resolver o mais rápido possível” essa falha de segurança.

Em destaque

Subir