Tecnologia

Usa impressoras da HP? Esqueça os tinteiros compatíveis

Se usa impressoras da HP só vai poder usar tinteiros da marca. A mais recente atualização de software serviu não para corrigir um erro, mas para criar um… que impeça as impressoras de usarem consumíveis compatíveis.

Essa atualização, que estava pré-programa e ativou-se a 13 de setembro, impede o uso de tinteiros que não sejam da HP nas impressoras das gamas OfficeJet, OfficeJet Pro e OfficeJet Pro X.

“O objetivo desta atualização é proteger as inovações e a propriedade intelectual da HP”, justificou-se a empresa, em comunicado, assim que se viu confrontada com a crescente onda de queixas dos utilizadores.

A maioria destes critica a prepotência da HP em esconder a atualização sem qualquer aviso e por a mesma não necessitar da autorização do consumidor, que assim se vê obrigado a comprar os consumíveis da marca, mais caros do que os compatíveis de ‘marca branca’.

Desde 13 de setembro, as impressoras das gamas citadas passaram a ‘inventar’ um erro quando detetam um tinteiro que não é da HP.

Surgem então as mensagens de erro com mensagens como ‘older generation cartridge’, ‘Cartridge problem’ e ‘one or more cartridges are missing or damaged’.

No mesmo comunicado, a empresa salientou que já lançou impressoras que detetam automaticamente a incompatibilidade de consumíveis que não sejam da HP, com tal função a fazer parte do software interno. Esta atualização é para as impressoras que ainda permitiam o uso de tinteiros alternativos.

Refira-se ainda, para quem não sabe, que é a própria HP que fornece as tintas e outros produtos aos fabricantes dos ‘genéricos’.

Em destaque

Subir