US Open: Nadal e Stephens iniciam defesa dos títulos sem surpresas

Rafael Nadal e Sloane Stephens iniciaram na segunda-feira as defesas dos títulos dos US Open, último torneio do Grand Slam de ténis da temporada, com vitórias na primeira ronda.

Num duelo entre dois espanhóis e amigos de longa data, no encontro que encerrou a sessão noturna no Arthur Ashe Stadium, Nadal, de 32 anos, levou a melhor diante David Ferrer, que aos 36 anos e a jogar o último ‘major’ da carreira, viu-se obrigado a desistir com uma lesão nos gémeos.

Depois de ter vencido o primeiro ‘set’ por 6-3, o maiorquino e número um mundial estava em desvantagem na segunda partida, por 4-3, quando Ferrer, 148.º do ‘ranking’ e semifinalista do US Open em duas ocasiões (2004 e 2006), se viu obrigado a entregar a qualificação para a segunda ronda.

“Este é o meu último Grand Slam da carreira. Lamento não ter conseguido acabar o encontro”, afirmou o tenista de Valência e antigo número três do mundo (2003).

Assegurada a vitória na estreia, o tenista balear, que já venceu cinco títulos esta temporada – em Monte Carlo, Barcelona, Roma, Roland Garros e Toronto – e procura o 18.º ‘major’ da carreira e o quarto em Flushing Meadows, depois das vitórias em 2010, 2013 e 2017, vai defrontar o canadiano Vasek Pospisil que eliminou o polaco Lukas Lacko, por 7-5, 6-3 e 6-2.

Numa jornada sem surpresas de maior, o argentino Juan Martin Del Potro, campeão em Nova Iorque em 2009, também não sentiu dificuldades para afastar o jogador da casa Donald Young, pelos parciais de 6-0, 6-3 e 6-4. O próximo desafio do terceiro cabeça de série será frente ao também norte-americano Denis Kudla, vencedor do confronto com Matteo Berrettini, por 6-4, 7-5 e 6-3.

Já o sul-africano Kevin Anderson, vice-campeão do US Open e quinto cabeça de série, viu-se obrigado a esforços redobrados para eliminar o tenista natural de Los Angeles, Ryan Harrison, 53.º da hierarquia, pelos parciais de 7-6 (7-4), 5-7, 4-6, 6-3 e 6-4, em quatro horas e 14 minutos. Na segunda ronda, o finalista derrotado este ano em Wimbledon vai medir forças com o francês Jeremy Chardy, responsável pela eliminação do russo Andrey Rublev (6-2, 4-6, 6-4 e 6-1).

Na competição feminina, após a surpreendente queda da número um mundial Simona Halep ante Kaia Kenepi, a campeã em título Sloane Stephens precisou apenas de uma hora e 16 minutos para bater a russa Evgenyia Rodina, pelos parciais de 6-1 e 7-5, e marcar encontro com Anhelina Kalinina que viu a adversária Kathinka Von Deichmann desistir, por lesão, quando o encontro estava 1-6, 7-6 (7-0) e 5-2.

Igualmente na metade superior do quadro, a hexacampeã do US Open Serena Williams estreou-se também a vencer. Frente à polaca Magda Linette, a norte-americana, de 36 anos, precisou de apenas uma hora e 10 minutos para triunfar pelos parciais de 6-4 e 6-0, ficando assim a uma vitória de poder defrontar a sua irmã mais velha, Venus Williams (que bateu Svetlana Kuznetsova em três ‘sets’) na terceira ronda do US Open.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias