Desporto

US Open: Maratona de ténis dá vitória a Novak Djokovic (vídeo)

Tenista sérvio torna-se no quinto profissional a vencer três Grand Slam num ano. O número um do ténis mundial precisou de quatro horas para bater Rafael Nadal e nem as costas o impediram de conquistar o troféu.

Quatro horas e 10 minutos foi quanto demorou uma das melhores partidas de ténis da história do desporto. O sérvio Novak Djokovic, atual número do circuito ATP, conquistou o seu terceiro Grand Slam da época, depois de Austrália e Wimbledon. O tenista de 24 anos vingou-se do espanhol Rafael Nadal, número dois do mundo, que defendia o título conquistado em 2010.

Djokovic entrou melhor vencendo os dois primeiros Set’s pelos parciais de 6/2 e 6/4. Nadal respondeu à altura e reduziu vantagem ganhando o terceiro, em Tie Break, por 6/7 (3-7). Na quarta partida, e já com largos minutos de jogo e uma paragem devido a lesão do sérvio nas costas, Nadal acabou por quebrar (6/1) e dar o primeiro US Open a Novak Djokovic.

Nascido na Sérvia, Djokovic tornou-se profissional no ano de 2003, época onde já Roger Federer ‘reinava’. Rapidamente se tornou um dos destaques do circuito tendo chegado a número um mundial em julho de 2011. Foi aliás, o primeiro tenista sérvio a conquistar o trono da modalidade.

Nas cinco finais que disputou em torneios de Grand Slam, Djokovic venceu até agora três, Austrália (2008 e 2011) e Wimbledon (2011), e perdeu duas, ambas precisamente nos EUA, no US Open, em 2007 para Roger Federer e em 2010 para Rafael Nadal.

Veja o último set da final do US Open:
https://www.youtube.com/watch?v=OXxmvlx6G4U

Em destaque

Subir