Nas Notícias

Urgências de Lisboa: Concentração não significa encerramento de serviços, diz o Governo

camas hospitalAs urgências de Lisboa passaram a estar concentradas num único hospital durante a noite, mas o processo, esclarece o Ministério da Saúde, não significa que haja o encerramento de qualquer serviço nos hospitais que perderam a valência noturna.

O Ministério da Saúde emitiu ontem um comunicado para tranquilizar os utentes da zona de Lisboa: a concentração das urgências, que se realiza entre as 20h00 e as 8h00, não significa que vá haver encerramento de serviços.

Na mesma nota, a tutela justifica o o processo de concentração de urgências com a necessidade da melhoria da qualidade da assistência clínica e manutenção da multidisciplinariedade, o esforço de racionalização dos recursos disponíveis (face às necessidades identificadas no período noturno) e a necessidade de melhorar o modelo de governação clínica dos hospitais.

Em defesa do novo sistema, o Ministério recorda que o modelo de concentração de algumas especialidades foi iniciado no Porto há quatro anos, tendo vindo a funcionar “com sucesso” e admitindo replicar o exemplo noutras regiões do país. No caso da concentração das urgências em Lisboa, serão ainda contempladas mais mais duas fases, em setembro/outubro e novembro/dezembro.

No comunicado realça também que todos os serviços de urgência na região vão continuar a ter a mesma capacidade de atendimento de doentes para a generalidade das situações clínicas, sendo que as alterações serão apenas efetuadas no período noturno.

Em destaque

Subir