Tecnologia

Universidade norueguesa cria casaco que envia e recebe mensagens em emergências

casaco sms 1Peça foi desenvolvida sobretudo para situações de resgate. Utilizador pode enviar e receber mensagens SMS através de um pequeno ecrã tátil.

A Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU) acaba de apresentar um casaco que envia e recebe mensagens SMS.

O objetivo é conseguir utilizar esta peça em situações de emergência. Em casos de incêndio, por exemplo, um bombeiro poderá comunicar com a restante equipa fornecendo informações sobre a sua localização. A vantagem para um dispositivo convencional é que, neste caso, o sistema de envio e receção de mensagens faz parte do próprio casado, o que melhora a habilidade e mobilidade do seu utilizador.

O sistema de SMS está instalado na manga do casado, possibilitando um acesso e visualização fácil das mensagens. Através de um pequeno display touchscreen, é possível ler e escrever texto.

Além do serviço convencional de mensagens, o dispositivo tem ainda Bluetooth, compatível com sistemas Android, o que possibilita também o envio de dados entre utilizadores de telemóveis próximos, por exemplo.

Sabe-se que este casado ‘comunicador’ foi desenvolvido e já apresentado, sobretudo para as equipas de resgate. Desconhece-se no entanto o preço do mesmo e uma eventual data em que começará a ser comercializado.

casaco sms 1 big

Em destaque

Subir