Nas Notícias

Universidade de Coimbra atinge 20 por cento de estudantes internacionais

A Universidade de Coimbra atingiu, pela primeira vez, 20 por cento de estudantes internacionais, sublinhou hoje o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

No arranque do novo ano letivo, “20 por cento dos estudantes da Universidade de Coimbra são de origem internacional”, frisou João Gabriel Silva, citado numa nota de imprensa da Universidade de Coimbra enviada à agência Lusa.

Segundo o responsável, a Universidade de Coimbra “é a única universidade portuguesa que atingiu esse patamar, o que ocorreu este ano pela primeira vez”.

Questionada pela agência Lusa, a Universidade de Coimbra escusou-se a divulgar os números totais de estudantes internacionais a frequentar, neste momento, a instituição.

De acordo com a nota de imprensa, com o arranque do novo ano letivo, a Universidade de Coimbra acolhe mais 1.400 estudantes internacionais, entre alunos em programas de mobilidade e aqueles que se candidataram ao abrigo do concurso especial de acesso (para um curso completo de licenciatura e mestrado integrado).

Segundo João Gabriel Silva, o patamar de 20 por cento de alunos estrangeiros “só é atingido por uma pequena fração das universidades” da Europa.

“Este é o resultado de uma estratégia muito forte que temos vindo a seguir, quer para atingirmos níveis de qualidade de padrão internacional, quer para compensarmos o grave decréscimo demográfico geral de Portugal, e da região de Coimbra em particular”, sublinhou o reitor da UC.

As sessões de acolhimento dos novos estudantes internacionais colocados ao abrigo do concurso especial de acesso decorrem no Palácio dos Melos, até sexta-feira, sendo que “novas iniciativas serão agendadas posteriormente, para receber os estudantes que não conseguiram obter o visto atempadamente”, refere a Universidade de Coimbra.

Já para os estudantes em programas de mobilidade, as sessões de boas vindas decorrem na quinta-feira e a 10 e 13 de setembro, no Departamento de Matemática.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias