Ciência

Universidade de Aveiro faz nova descoberta sobre o grafeno

grafeno_universidade_aveiro

O grafeno é uma matéria muito resistente derivada dos átomos de carbono. Este material, quando na sua máxima qualidade, é muito forte, leve e quase transparente.

Uma investigação da Universidade de Aveiro, coordenada por Andrei Kholkin, demonstra as potencialidades desta matéria e a possibilidade da mesma gerar energia elétrica.

Segundo esta investigação da Universidade de Aveiro, o grafeno, quando combinado com a sílica, pode gerar energia, abrindo novas perspetivas em termos de aproveitamento tecnológico.

“Prevê-se que esta descoberta irá levar a uma nova era na utilização do grafeno em dispositivos microeletromecânicos”, prevê Andrei Kholkin, cientista do Departamento de Física e do Instituto de Materiais da Universidade de Aveiro.

São várias as marcas a investigar no desenvolvimento e aplicação desta matéria nas tecnologias. Recentemente, a Nokia fez alguns desenvolvimentos para aplicar estas matérias nos ecrãs dos dispositivos móveis, com o intuito de os tornar ‘inquebráveis’.

Aliás, a resistência deste material é mencionado nesta investigação da Universidade de Aveiro, sendo salientado o facto da mesma trazer benefícios ao desenvolvimento de novos produtos, como os dispositivos móveis do futuro, por exemplo.

“Este material tem propriedades excecionais. A capacidade de conduzir a eletricidade e o calor, mas oferecendo uma resistência mecânica 100 vezes superior ao aço em relação ao qual é mais leve”, esclarece Andrei Kholkin.

O problema da aplicação do grafeno nas tecnologias de hoje prende-se, sobretudo, com o alto custo de desenvolvimento.

 

Em destaque

Subir