Cultura

Uma outra guitarra usada por John Lennon chega a Londres para ir a leilão

lennon com gretsch Uma guitarra que John Lennon tinha “de reserva” vai ser leiloada a 23 de novembro, em Londres. O som deste instrumento, que o então músico dos Beatles mais tarde ofereceu a um primo, pode ser ouvido no tema ‘Paperback Writer’, do álbum ‘Revolver’.

Uma outra guitarra de John Lennon vai a leilão, cerca de ano e meio depois de uma Vox de 1966 ter sido vendida por 408 mil dólares, num evento em Nova Iorque, nos EUA.

Desta feita, trata-se de uma Gretsch 6120, que integra um leilão que conta com mais de 100 lotes referentes ao antigo músico dos The Beatles e que está agendado para dia 23 de novembro, num hotel em Londres.

Foi essa guitarra, então “de reserva”, que Lennon tocou nas gravações de ‘Paperback Writer’, um dos temas do álbum ‘Revolver’.

Em novembro de 1967, um primo do Beatle, David Birch, sentiu-se “atrevido” e pediu para ficar com o instrumento, com o intuito de também formar uma banda.

“Tive o atrevimento de pedir ao John uma das guitarras de reserva. Estava a contar com uma Fender Stratocaster azul que estava no estúdio, mas o John sugeriu a Gretsch e deu-ma”, revelou Birch, citado pelo The Telegraph.

A oferta ocorreu 18 meses após os The Beatles gravarem o single nos estúdios de Abbey Road, em Londres.

De acordo com a informação fornecida ao mercado, o objeto que vai a leilão é “uma das mais significativas guitarras” a ficarem disponíveis nos últimos 30 anos.

De acordo com os especialistas, deve ser vendida por uma verba entre os 765 mil euros e o milhão de euros.

No mesmo evento vão ser leiloados mais de 100 lotes de produtos referentes aos Beatles, incluindo uma cópia assinada do álbum ‘Sgt. Pepper’, assim como o banjo usado por Rod Davis nos Quarrymen, o primeiro grupo de John Lennon.

Os interessados podem inscrever-se no evento a partir de 14 de novembro e até dia 23 do mesmo mês.

David Birch, o primo que ficou com a guitarra, era filho de Harriet, a irmã mais nova de Julia, a mãe de John Lennon.

Em destaque

Subir