Motociclismo

Uma despedida aquém do esperado para ‘Kiko’ Maria no ETC em Valência

Francisco ‘Kiko’ Maria concluiu a época no European Talent Cup (ETC) de uma forma mais discreta do que ambicionava.

O campeão nacional de PréMoto 3 viu-se ainda mais atrasado por uma penalização que o fez terminar a última corrida da temporada no 30º posto. Muito “aquém do esperado”.

No Circuito Ricardo Tormo ‘Kiko’ não conseguiu recuperar de uma penalização por condução anti-regulamentar que o fez sair da última posição, apesar de ter realizado o 18º tempo nas qualificações.

O estado de espírito do piloto português da Leopard Impala Junior Team no final da corrida espelhava uma profunda deceção: “Numa época em que disputei 26 corridas e estive focado em três competições, foi um fim de semana aquém do esperado, até porque estava a melhorar de rendimento de prova para prova”.

‘Kiko’ Maria explicou que o fim de semana até tinha começado bem: “As qualificações nem começaram mal, com tempos que me permitiam uma boa colocação na ‘grelha’ no fim da primeira sessão”.

Contudo, “depois aquela penalização, na segunda sessão cronometrada, por a determinada altura ter abrandado o ritmo e diminuído de velocidade, talvez por desconcentração momentânea, deitou tudo a perder e nunca mais consegui recuperar”.

O piloto Porto refere que o castigo “condicionou bastante” a sua prova, “pois estava apostado em terminar” a sua participação na Talent “com a conquista de pontos”. E acrescenta: “Aprendo sempre com os erros e vou começar a preparar-me para novos desafios”.

Na corrida deste domingo, ‘Kiko’ partiu determinado em recuperar o tempo inerente à sanção que lhe foi imposta. Mas, começou por falhar uma mudança de velocidade, logo nos primeiros metros, e na luta pelas melhores colocações para ultrapassar os adversários mais lentos que seguiam à sua frente, à terceira volta foi forçado a alargar a trajetória, excedendo os limites da pista. Com isso, perdeu irrecuperáveis segundos e foi, mais tarde, sancionado uma vez mais pela direção da prova, desta feita com uma ‘long lap penalty’.

Em destaque

Subir