Nas Notícias

UM: Workshop “Empreendedorimo e Inovação” marcado pela diversificação dos participantes

um_1Tendo a IncubIT como missão, desenhar, implementar e acompanhar projetos integrados de promoção do Empreendedorismo económico e social, e o Liftoff – Gabinete do Emprendedor da AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho) da Universidade do Minho, a missão de promover e apoiar o Empreendedorismo nos alunos da Universidade, as duas entidades não podiam assim deixar de participar ativamente na promoção do Empreendedorismo.

A AAUM e a IncubIT organizam e promovem em 2011 um ciclo de Workshops sobre o Empreendedorismo e vários temas relacionados, nomeadamente, a Inovação, o Financiamento, o Marketing e o Franchising.

O último Workshop, realizado a 04 de outubro foi dedicado ao Empreendedorismo e Inovação. O mesmo, dinamizado por Marco Lamas e Jorge Basto Sobreira, teve como objetivos, debater o conceito e a importância do Empreendedorismo e da Inovação, as várias fases do Processo Empreendedor e ainda as várias alternativas de financiamento disponíveis para os Empreendedores, nomeadamente a Banca, o capital de Risco, os Business Angels e ainda os sistemas de incentivo.

Este workshop superou as expectativas, tendo em conta a grande diversidade de participantes no mesmo, alunos de Licenciatura e Mestrado de várias áreas de conhecimento. Os participantes demonstraram um grande dinamismo, participando ativamente no workshop ao mesmo tempo que foram revelando interesse em criar o seu próprio emprego, surgindo ideias muito interessantes, reveladores de grande espírito empreendedor.

Esteve ainda como convidado, para falar do seu percurso Empreendedor e apresentar o seu projeto, Pedro Marques, um dos responsáveis do PT Jornal que teve ainda ocasião de partilhar vários modelos de negócio baseados na Internet.

Questionado sobre se as iniciativas da IncubIT com Universidades e Politécnicos têm tido efeitos práticos na criação de empresas e implementação de projetos, Marco Lamas, Managing Partner da IncubIT refere que, “uma percentagem relevante de jovens participantes nos eventos em Universidades e Politécnicos, tem recorrido à IncubIT à procura de apoio para a elaboração de Planos de Negócios e apoio na pesquisa de financiamento e concretizam o seu sonho, tornando-se Empreendedores”.

A Incubit é um conceito inovador no cenário da promoção do Empreendedorismo em Portugal. A sua diferenciação e mais valia residem no facto de prestar um leque de serviços que acompanha todo o ciclo do processo empreendedor, através da Formação, Consultoria, Business Coaching e Educação. A investigação está sempre presente de forma a manter uma atualização de best practices e de forma a ir continuamente alimentando a melhoria contínua dos seus serviços.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/workshop_um_04_10_2011{/gallery}

Em destaque

Subir