TV

Um vídeo viral permite-lhe ‘viver’ o terramoto de 1755, que fez cair Lisboa

Conhece a história do terramoto que fez cair Lisboa, no dia 1 de novembro de 1755. Mas um vídeo que se tornou viral permite perceber o sismo, de 8.5 pontos na escala de Richter. A recriação do terramoto foi feita pelo Smithsonian Channel, da CBS, em 2014, e foi transmitida agora no Canal Odisseia. Ganhou atualidade e acabou por tornar-se viral nas redes sociais.

É um dos maiores terramotos da história e ocorreu em Lisboa, em 1755. O fenómeno que reduziu a capital a pó, que espalhou morte, que devastou a economia local e que reescreveu a história da cidade suscitou o interesse da Smithsonian Channel, da CBS, que recriou o evento de 1 de novembro daquele ano.

O sismo e posterior tsunami, bem como os incêndios que devastaram a cidade tornaram-se virais, só agora, apesar de o vídeo estar publicado no YouTube desde 2014.

Há poucos dias, o Canal Odisseia deu início a uma série documental, chamada “Catástrofes Extraordinárias”, que exibia o terramoto de 1 de novembro de 1755.

E assim o terramoto de Lisboa regressou à atualidade, com o vídeo a viralizar nas redes sociais.

Veja as imagens e perceba o que aconteceu à capital portuguesa, que viu destruídas as suas infraestruturas e relações comerciais.

Em destaque

Subir