Nas Notícias

Vídeo mostra turista caminhar num lago de águas sólidas e invisíveis

lago gelado eslovaquia 400 Este vídeo feito por dois turistas na Eslováquia tornou-se viral. Criado no lago congelado de Velke Hincovo Pleso, o vídeo mostra um lago gelado, mas com as águas tão límpidas que se tornam invisíveis. Os dois jovens parecem caminhar sobre um vidro transparente. Veja o vídeo.

Um vídeo publicado por dois amigos que visitaram a Eslováquia viralizou nas redes sociais. Publicado no YouTube, o vídeo mostra um fenómeno que apenas sucede em condições muito especiais e cujo efeito é raramente belo.

O facto de dois amigos caminharem sobre as águas geladas de um lago eslovaco, o Velke Hincovo Pleso, não se torna, por isso, caso único.

Mas este vídeo mostra algo sem par. Aquelas águas geladas do lago situado nas montanhas Tatra são totalmente transparentes, mais limpas que o mais cintilante vidro.

Tomas Nunuk grava o vídeo e aponta a câmara para os pés. E o que se vê é arrebatador, um fenómeno que se justifica com a ciência.

Sucede quando as temperaturas caem para níveis muito baixos de forma rápida, sem que neve.

Deste modo, o gelo tende a manter as características límpidas, ao contrário do que é comum.

Estas imagens publicadas no YouTube disseminaram-se e levaram alguns cibernautas a considerar que o vídeo é falso, por não acreditarem num aparente fenómeno sobrenatural. Mas trata-se de um vídeo verdadeiro e não existe nada de sobrenatural nestas imagens.

Aquele lago eslovaco situa-se a 6300 pés acima do nível do mar. Na zona mais profunda, tem 53,64 metros. O Velke Hincovo Pleso é o maior lago da Eslováquia. E com certeza o mais belo, pelo menos nestas condições.

Em destaque

Subir