PT Animal

Um urso contra uma matilha de lobos num confronto de titãs

É o combate do ano no mundo animal. Nas áridas Montanhas Rochosas do Montana (EUA), um urso-cinzento enfrentou três lobos, perante a lente de um experiente documentarista.

O britânico Tom Littlejohns, de 75 anos, viajara através do oceano Atlântico em busca de uma cena digna dos melhores documentários animais e… teve o que pretendia.

Littlejohns encontrou três lobos a devorarem a carcaça de um veado quando os temíveis canídeos foram também encontrados por… um urso-cinzento.

Esta subespécie é a mais temível das que englobam o urso-pardo, podendo atingir os três metros de altura e os 700 quilos de peso.

Só que o colosso encontrou um rival à medida. Também sobrevivente da era do gelo, o lobo é um predador de topo e torna-se ainda mais terrível quando caça em matilha.

“Fui abençoado com a possibilidade de ver como estes dóceis e quase carinhosos lobos se tornaram em feras temíveis quando se uniram para enfrentar o enorme urso-cinzento”, comentou o autor das fotografias que estão a impressionar o mundo.

E eis que a luta de titãs começa.

Poderão os agéis lobos, com dentes e garras capazes de rasgar qualquer adversário, voltar a comer o veado? Ou irá prevalecer o imponente urso, recorrendo ao majestoso poder do corpo gigantesco?

Prevaleceu, sim. Ao fim de alguns minutos de combate, os lobos desistiram e fugiram, dando tempo e espaço ao urso para levar a carcaça para o esconderijo, evitando um novo confronto.

Em destaque

Subir