Nas Notícias

Um terço dos portugueses sofre de alergias

Estima-se que um terço dos portugueses sofram de alergias. Desde a rinite, à sinusite, à urticária, passando pela dermatite atópica e pela asma, as doenças alérgicas podem assumir formas mais ligeiras ou mais graves.

Por outro lado, algumas delas podem ser causa de grande morbilidade e até de mortalidade.

Nesta que é a Semana Mundial da Alergia (até 29 de junho), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) vai organizar, em Aveiro, a I Feira Nacional da Alergia, um evento para sensibilizar, informar e desmistificar a população sobre as doenças imunoalérgicas.

Este é um evento organizado pela SPAIC em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro e que vai incluir atividades físicas – como uma caminhada e um peddy papper -, espaços de convívio, música, dança, debates interativos, workshops e a aprendizagem de segredos de cozinha saudável (especialmente para alérgicos).

“Contamos ainda com a presença de parceiros institucionais, associações de doentes e outros profissionais de saúde para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de folhetos, entre outras atividades de consciencialização para as doenças imunoalérgicas” acrescenta Ana Morête.

Semana Mundial da Alergia

Todos os anos a World Allergy Organization elege para a Semana Mundial da Alergia um tema relacionado com a patologia alérgica que merece especial atenção, tanto por parte dos profissionais de saúde, como por parte das populações, sendo, o deste ano, as alergias alimentares.

Este será um tema em destaque no evento, estando programados diferentes momentos como workshops dedicados a alergias alimentares e leitura de rótulos, show cooking e a apresentação de Livro “Alergias: comer sem medos”.

Em destaque

Subir