Tecnologia

Um smartphone sobre quatro rodas: O carro do futuro da Toyota (vídeo)

fun_vii_1Já imaginou como será a indústria automóvel daqui a 20, 30 ou 50 anos? Pois bem, a Toyota decidiu prever o futuro e apresentou esta segunda feira o Fun-Vii, um veículo que parece “um smartphone sobre rodas”.

A Toyota acaba de apresentar o seu protótipo Fun-Vii, que será mostrado ao público no Salão de Tóqui, em dezembro, um carro virado para o futuro, mas não muito longínquo, afirma Akio Toyoda, presidente da empresa japonesa.

O Fun-Vii assemelha-se a um “smartphone sobre quatro rodas”, foi esta a expressão utilizada pelo líder da Toyota. Entre outras capacidades, o carro do futuro da companhia será dotado da mais alta tecnologia sensorial que permitirá ao condutor receber avisos de perigo, como carros imobilizados ou mesmo peões.

Conduzir parece ser de facto o menos importante neste veículo e botões parecem ser coisa do passado. Tudo no Fun-Vii funcionará pelo toque a partir da realidade aumentada. Coisas como abrir a porta, ligar o carro, fazer uma chamada ou mesmo aceder à Internet estará ao alcance de um simples movimento.

Na parte exterior, o carro terá também a capacidade de se moldar ao gosto do condutor já que será possível exibir mensagens personalizadas, ou mostrar imagens a quem passa na rua. Na realidade, basicamente é como se tivéssemos dentro de um computador.

Quanto ao espaço, o Fun-Vii pode transportar três pessoas, duas à frente e uma no banco de trás. Tem cerca de quatro metros de comprimento e 1,4 metros de altura.

A ideia está lançada pela Toyota mas quanto a uma possível comercialização, pouco se sabe. Akio Toyoda, responsável da Toyota, apenas diz que poderá estar disponível num futuro “não muito longínquo”, afirma.

Veja aqui o vídeo de apresentação.

Em destaque

Subir