Mundo

Um rap da China como propaganda às políticas de Xi Jinping (vídeo)

Xi JinpingO presidente chinês, Xi Jinping, encontrou uma forma inovadora de propaganda: um rap que tem como objetivo atingir a população jovem. Veja o vídeo, divulgado nesta terça-feira pela agência oficial chinesa Xinhua.

A música ao serviço do regime? Não é caso único, mas quando se trata da China e de rap o caso muda de figura.

Certo é que a juventude chinesa está no alvo do presidente chinês e vai receber a mensagem ao som da batida propagandística.

A mensagem a passar resume-se aos objetivos de desenvolvimento que o regime de Xi Jinping delineu, com as “quatro bases integradoras”, que constituem o seu lema.

A forma de divulgar essa mensagem é curiosa: um rap, com batida hip-hop, num videoclip de três minutos, tornado público nesta terça-feira pela agência oficial chinesa Xinhua.

No vídeo, pode assistir a um casal que transmite as bases de pensamento que o líder chinês defende. E a música é a inspiração para a propaganda.

Aquelas bases integradoras passam pela construção de uma sociedade confortável, mas de forma moderada, apenas. Passam também por implementar reformas, defender a lei e, claro está, garantir o poder do Partido Comunista Chinês.

A letra da música afirma todos estes princípios.

“Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a prosperidade é o objetivo”, cantam as personagens do vídeo.

E prosseguem: “Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a reforma é o caminho”.

O rap comunista repete estas ideias, com ligeiras variações. “As quatro bases integradoras, a lei é a garantia” e “o Partido é a chave”.

O partido, claro está, é o Partido Comunista Chinês.

Esta não é a primeira vez que o regime tenta cativar a população jovem, com uma manobra de propaganda dirigida a esta faixa etária.

Antes do hip-hop, a máquina do presidente chinês apresentou um videoclipe em inglês, para apresentar o plano que está na base da política económica do país, de 2016 e 2020.

A música, apresentada no canal de televisão estatal, repetia elogios à liderança de Xi Jinping. Agora, é a vez de um hip-hop.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir