Tecnologia

Um quarto das redes wireless domésticas é vulnerável a hackers

computador_trojanSeis por cento das redes wi-fi domésticas não tem qualquer medida de segurança instalada e 22 por cento das empresas também correm o risco de sofrer incidentes graves de segurança nas suas redes sem fios por falta de proteção.

Segundo um estudo desenvolvido pela BitDefender – que analisou mais de 2133 redes wireless de consumidores finais e clientes corporativos – uma em cada quatro redes wireless são altamente vulneráveis aos ataques de hackers.

A prova revelou que, dessas 2133 redes, 61 por cento estava bem protegida com um algoritmo de código WPA ou WPA2. Isto significa que a informação que flui entre o cliente e o router, ou ponto de acesso, está a salvo de olhares indiscretos.

Ao mesmo tempo, descobriu-se que 19 por cento das redes usava um código obsoleto (WEP), que se deixou de recomendar por motivos de segurança, mas que se mantém nalguns dispositivos modernos para assegurar a compatibilidade com dispositivos mais antigos.

Os equipamentos wireless com credenciais predeterminadas representaram 11 por cento das redes analisadas, e apenas seis por cento não tinha nenhuma medida de segurança. Três por cento tinha disfarçada a sua SSID com o intuito de não aparecer na lista de redes wireless disponíveis.

No que diz respeito às redes wi-fi corporativas, em 62 por cento as configurações eram feitas em código WPA/WPA2, enquanto que 15 por cento continuava a usar WEP. No total, 22 por cento das redes investigadas não estavam a usar nenhum mecanismo de código.

Por fim, apenas 12 por cento das redes wi-fi em restaurantes e bares estavam protegidas com uma chave de acesso impressa no menu ou na conta. Isto reduz drasticamente o risco de que outro utilizador intercete os dados trocados entre o utilizador e o router.

“Como revela o estudo, 19 por cento dos utilizadores domésticos elegem WEP como tecnologia de código. Ainda que, tecnicamente falando, a rede pareça estar protegida contra intrusos, o código WEP pode ser violado em menos de um minuto usando ferramentas livres facilmente disponíveis na Internet, “explica Jocelyn Otero Ovalle, diretora de Marketing da BitDefender.

se as credenciais por defeito do router não tiverem sido modificadas na configuração inicial, “é muito fácil para um atacante averiguar a palavra-chave do administrador e, assim, conseguir acesso permanente à rede”. Este estudo foi levado a cabo entre 22 de novembro de 2010 e 3 de outubro de 2011.

Em destaque

Subir