Mundo

Um Papa irritado com um rico banquete no Vaticano e uma fatura elevada para pagar

papa franciscopapa franc bigO banquete em honra da canonização de João Paulo II e João XXIII caiu mal a Francisco. O Papa terá ficado “surpreendido e indignado” com o luxo de um ‘buffet’ que custou 15 mil euros. A organizadora da festa, Francesca Chaouqui, duvida e diz que “esta história é uma idiotice”.

Há estados de espírito que só Deus sabe e o do Papa Francisco é um deles. Ainda assim, o presidente da Prefeitura dos Assuntos Económicos do Vaticano, Giuseppe Versaldi, assegura que o sumo pontífice tem andado “indignado” com os gastos recentes.

Em causa está o ‘buffet’ que a Santa Sé ofereceu aos convidados das cerimónias de canonização de João Paulo II e João XXIII, que terá custado cerca de 18 mil euros.

Francisco não se pronunciou, mas Versaldi garantiu que o Papa atual ficou “surpreendido e indignado” com um banquete muito diferente do “estilo de sobriedade e participação popular” que o sumo pontífice tem apregoado.

Apesar da festividade, com cerca de 150 convidados, ter sido suportada por patrocinadores privados, o Papa “não ficou muito contente, para usar um eufemismo”, e fez que com que o cardeal pedisse “a todas as autoridades superiores para encontrarem o responsável de tudo isto”.

Versaldi assegurou ainda que, aquando dos preparativos, só foi pedida autorização para utilizar um terraço com vista para a Praça de São Pedro, o que iria permitir aos convidados assistir às canonizações.

Só que esta denúncia foi considerada uma “idiotice” pela organizadora do evento, Francesca Immacolata Chaouqui.

A relações públicas do Vaticano considera que está a ser vítima de uma campanha de difamação: “esta história é uma idiotice. São os meus inimigos a quererem desacreditar-me perante o Santo Padre”.

Quanto à afirmação do cardeal sobre desconhecer os pormenores do banquete, Francesca Chaouqui respondeu que não precisa de “fazer lóbi no Vaticano”.

“Pode dizer o que quiser. Eu não tenho necessidade de fazer lobby no Vaticano: naquele dia, só rezei, tomei um copo e fui embora. Só estou interessada em ajudar os mais necessitados. Basta ver as fotos no meu Facebook”, argumentou.

Entre essas fotos consta uma do secretário da prefeitura de Assuntos Económicos, Lucio Vallejo Balda, a servir as hóstias num recipiente com a marca da empresa de catering responsável pelo banquete, o que, segundo Giuseppe Versaldi, também desagradou ao Papa Francisco.

Em destaque

Subir