Mundo

Um morto e dezenas de feridos em sismo no sul das Filipinas

O sismo registado hoje na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, provocou a morte de uma criança, presa numa casa que desabou, e dezenas de feridos, segundo as autoridades policiais locais.

O terramoto provocou a morte de uma menina de seis anos da cidade de Matanao, na província de Davao do Sul, no sul das Filipinas, que “não conseguiu sair de casa, que desabou devido ao terremoto”, divulgaram as autoridades locais em comunicado.

O sismo provocou também “várias dezenas de feridos”, segundo a polícia, que anunciou que as buscas estavam em andamento no edifício mais danificado que fica junto a um mercado não muito longe do epicentro do terremoto, a 90 km sul de Davao, a principal cidade da ilha.

Como precaução, os pacientes foram evacuados dos hospitais e, segundo a porta-voz da polícia Lea Orbuda “não há eletricidade ou água corrente”.

O autarca da cidade de Davao, Sebastián Durterte, anunciou que na segunda-feira as escolas fecham para inspecionar os danos.

Na última semana de outubro, a região foi afetada por dois sismos de magnitude 6,6 e 6,5, que provocaram 21 mortos e 432 feridos.

As Filipinas estão situadas sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona onde se regista cerca de 90 por cento da atividade sísmica e vulcânica do mundo e que é afetada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Em destaque

Subir