Mundo

Um morto e 18 feridos em explosão numa unidade de gás na Áustria (com vídeo)

Uma explosão numa unidade de processamento de gás da OMV provocou um morto e 18 feridos, em Baumgarten, na Áustria. “Parecia que um avião tinha caído”, relatam os moradores.

À explosão sucedeu um incêndio que continua a lavrar em seis edifícios da unidade, de acordo com as informações avançadas pela polícia austríaca.

“O calor gerado pela explosão e incêndio foi tanto que derreteu os carros no parque de estacionamento”, adiantou Franz Resperger, porta-voz dos bombeiros de Baumgarten, revelando que “há nuvens de fumo espesso num raio de quilómetros”.

As primeiras estimativas apontavam para um morto e mais de 60 feridos, mas o balanço mais recente confirma a vítima mortal e revela ‘apenas’ 18 feridos.

A explosão ocorreu num gasoduto subterrâneo, por motivos ainda não apurados, pelas 8h45 (hora local).

A unidade de processamento de gás de Baumgarten, aberta em 1959 e próxima à fronteira com a Eslováquia, é fundamental no abastecimento energético da Áustria, distribuindo o gás natural proveniente quer da Rússia, quer da Noruega.

A central é ainda ponto de passagem obrigatório para o fornecimento de gás natural a outros países da Europa central, como Alemanha e Itália.

Por Baumgarten passam anualmente mais de 40.000 milhões de metros cúbicos de gás.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=M61YR3266MH3

Em destaque

Subir